destaque

destaque
16 de abr de 2011

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS


Hoje, na disciplina de Libras descobrimos muitas novidades. A aula foi conduzida de uma forma instigante e crítica que permitiu a construção de um novo olhar perante a Lingua de Sinais. São várias as questões que devem ser levadas em consideração no ensino dessa linguagem e as informações que circulam por aí nem sempre são de qualidade ou condizem com a verdade.

A professora Tatiana, com seu jeito bem humorado e lúdico, passeou por alguns conceitos e percepções, sempre fomentando a participação direta dos alunos. Conseguímos perceber o quanto é fascinante a lingua de sinais e sua importãncia. Essa disciplina, dentro do curso de Pedagogia não vem com o objetivo de "formar" intérpretes da lingua de sinais, por conta da carga horária que não seria suficiente, portanto, o seu foco está na apresentação de conceitos básicos para o entendimento da área, na construção de um olhar diferenciado perante o surdo, na importância de conhecer a estrutura linguística das libras, uma reflexão ssobre o ensino e aprendizagem. Com essas temáticas internalizadas os educadores que tiverem interesse em se especializarem o farão visando qualidade e isso irá refletir em sua prática.

Descobrimos que a Libras possui também influência do regionalismo, assim como a linguagem oral e necessita desse entendimento de quem a executa para evitar mau entendidos, pois uma mensagem de carinho pode significar uma ofensa em uma outra região. A partir daí a professora passou para a discussão dos cinco parãmetros importantes sobre essa linguagem, fazendo demonstrações:


Configuração das Mãos
a forma das mãos presente no sinal


Ponto de Articulação
é o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo tocar alguma parte do corpo, como também estar em um espaço neutro vertical ou horizontal.


Movimento
é um parâmetro que pode envolver uma grande quantidade de formas e direções


Orientação/direcionalidade
os sinais tem uma direcionalidade em relação aos parâmetros acima


Expressão facial e ou corporal
esse parâmetro é de fundamental importância na linguagem de libras, pois eles vão permitir a transmissão de sentimentos e intensidades.


Assim como tudo em nossa sociedade, o ensino de Libras e suas características são dotados de estereótipos que devem ser quebrados e só a pesquisa ajudará nesse processo. Muitos entendem como libras apenas o alfabeto manual, mas existem diversas outras configurações de mãos que permitem o entendimento da linguagem de forma mais completa, em um modelo que faz mais sentido tanto para o ouvinte e o próprio surdo. Em breve farei mais postagens sobre esse assunto, pois as temáticas são muitas e uma postagem apenas não seria suficiente.

2 comentários:

Rúy-linda14 at: 15 de outubro de 2011 18:45 disse...

Eu gosteeeeeeeeeeeeeeiy

Anônimo at: 24 de outubro de 2012 04:40 disse...

muito legal ja fui em varios sites mais nenhum adiantpu so esse q e muito bom amei esse seu trabalho pra ajudar as pessoas surdas e mudas

Postar um comentário