destaque

destaque
21 de mai de 2011

POR QUE DEVEMOS ACREDITAR NOS PROFESSORES...


A educadora Amanda Gurgel conseguiu em oito minutos apresentar um panorama da educação do Rio Grande do Norte, e que inclusive não é diferente da realidade encontrada por todo o Brasil afora. Em oito minutos ela conseguiu reivindicar os direitos dos professores e reafirmar a precariedade da educação brasileira. Mas o que analisei como um diferencial em sua fala foi a objetividade de ir além do relato das deficiências do sistema. Amanda apresentou para os deputados os pontos críticos que necessitam de uma mudança imediata, que não podem mais ficar esperando resultados de ações que visam modificações a longo prazo. 


A educadora focou em um outro ponto relevante que mostra que o educador não pode assumir a responsabilidade pela mudança social que se faz urgente sozinho. O professor, como qualquer outro profissional, necessita de condições, ferramentas, para exercer seu trabalho com dignidade. O mesmo professor que recebe toda a responsabilidade da educação em suas costas, é o mesmo que é chamado de inconsequente, de vagabundo, quando entra em greve.

Depoimentos como o de Amanda Gurgel dão fôlego para que continuemos acreditando na educação e na formação dos professores. É muito bom perceber que existem profissionais de educação que dão a "cara a tapa" por uma causa que é considerada perdida por muitos, num país onde a desigualdade ainda reina .  

2 comentários:

Bia at: 22 de maio de 2011 15:19 disse...

Sou educadora, e não apenas mais uma professora desiludida que compõe esse triste quadro na educação. Amanda Gurgel pode ser a mediadora, a alavanca ou mesmo o suporte que nós professores precisávamos para renovar o ânimo diante do caos que se instalou no sistema educacional.Precisamos aproveitar esse "gancho", como uma oportunidade de luta pelos direitos do professor em prol de nossos alunos, que querendo ou não são de nossa responsabilidade. Amo o que faço, mas não posso desenvolver o que amo sozinha.

Sou de Minas, Uai! at: 23 de maio de 2011 11:16 disse...

Os educadores vem nessa luta a muitos anos e realmente a figura da Amanda Gurgel poderá servir como um divisor de águas nessa questão, dando mais voz a tantos professores que estão por aí reivindicando e fazendo paralizações. Foi muito bom vê-la em pleno domingo, em rede nacional, falando sobre a situação dos professores brasileiros. Isso é um avanço e tanto.

Postar um comentário