destaque

destaque
16 de mai de 2012

POLOS DE LEITURA NA BIENAL DO LIVRO DE MINAS


Os polos de leitura “Sou de Minas, Uai” (BH) e “Ler e Ler” (Betim), estarão presentes na Bienal do Livro de Minas, que acontecerá no Expominas de 18 a 27 de maio. Estaremos no stand intitulado “Polos de Leitura de MG” divulgando as ações de fomento à leitura realizados em união à proposta de trabalho do Programa “Prazer em Ler”, do Instituto C&A de Desenvolvimento Social. Este programa apoia diversos polos de leitura pelo Brasil, oferecendo apoio financeiro e pedagógico para o fortalecimento de bibliotecas comunitárias, tendo como eixos fundamentais as discussões e ações referentes à mediação de leitura, espaço, acervo, comunicação, gestão de projetos de leitura e sustentabilidade.

Em Belo Horizonte, o Polo “Sou de Minas, Uai” atua diretamente com as comunidades dos bairros Suzana, Goiânia, Cabana e Alípio de Melo, totalizando assim quatro bibliotecas comunitárias. Em Betim o projeto abrange comunidades dos bairros Santo Afonso, Santa Lúcia, São Caetano e Citrolândia, também com quatro bibliotecas integrantes.

Através da mediação de leitura, as bibliotecas pertencentes aos polos de Minas Gerais realizam atividades que buscam alcançar as comunidades, realizando uma ponte entre o leitor e o livro em busca da promoção do acesso e a formação de leitores. Nossas bibliotecas oferecem empréstimos de livros, contação de estórias, visita de autores e ilustradores, chás literários, seminários de leitura, entre outras atividades.

Os polos de leitura de Minas Gerais estão se articulando no estudo do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), a fim de adquirir conhecimento teórico e prático para alcançar meios de sustentabilidade para os projetos, troca de experiências com os atores envolvidos com as políticas públicas do livro e da leitura. O nosso desejo é o de participar, enquanto sociedade civil dos grupos de estudo e escrita dos planos municipais do livro e da leitura em Belo Horizonte e Betim.

Convidamos todos a participar conosco deste movimento importante e especial, em prol da formação de uma sociedade de leitores conscientes! A paixão pela leitura é responsável por formar cidadãos comprometidos com o crescimento e melhoria da sociedade, e se você é partidário desta ideia, venha juntar-se a nós!

0 comentários:

Postar um comentário