destaque

destaque
21 de jul de 2012

A VIDA SECRETA DAS ÁRVORES



Conhecí o livro "A vida secreta das árvores" através da indicação de uma amiga. Estávamos em uma livraria na Festa Literária Internacional de Paraty e um universo de livros maravilhosos para apreciar. Érica puxa "A vida secreta das árvores" e diz: "Conhece esse? É maravilhoso". E realmente era. Cada passagem de páginas é um deleite para os olhos.

"A vida secreta das árvores" foi lançado pela editora indiana Tara Books. No mercado editorial brasileiro a tradução e publicação ficou por conta da editora Martins Fontes.

As imagens desse livro trazem reproduções imagéticas de árvores. Todo o trabalho é apresentado em silck-screen, feitas artesanalmente sobre papel preto. São reproduções de três artistas indianos conceituados, que fazem parte da tribo gonde, da Índia Central.

"Os gondes, do estado de Madhya Pradesh, na Índia Central, são uma comunidade muito voltada para as artes visuais. Eles se cercam com sua arte. Tradicionalmente, suas pinturas cobrem os pisos de barro e as paredes de suas casas. A arte é uma forma de prece, e eles acreditam que a fortuna cabe àqueles cujos olhos encontram uma boa imagem.

A arte gonde não se preocupa com realismo, perspectiva, luz ou tridimensionalidade. Ela mais significa do que representa, extraindo sua energia de linhas fluentes, padrões geométricos intricados e símbolos que ligam os seres humanos à atividade do cosmo. E, como grande parte dos gondes moravam na floresta, as árvores estão muito presentes em sua imaginação."
Sembar
A criação das árvores
Pimpol
"O pimpol é a morada do Criador. É uma árvore cultuada pelos hindus e povos da floresta. Eles vêm de longe para fazer suas preces despejando água no seu tronco. O pimpol é tão perfeito que, visto contra o céu, parece ter a forma igual à de sua folha. O detalhe se assemelha ao todo."
Os Artistas

Bhajju Shyam, autor do livro The London Jungle Book, é um dos artistas mais conhecidos de sua tribo, que se destaca por suas telas esmeradas e profundas. Seu trabalho tem se difundido amplamente, exposto em importantes eventos na Índia e na Europa. 

Durga Bai é uma jovem artista que está sempre revendo e ampliando as fronteiras da arte gonde, criando um trabalho que emite uma energia característica. É ilustradora do livro One, Two, Tree, encantadora coletânea de contos infantis já traduzida para o holandês, o francês, o alemão e o japonês.

Ram Singh Urveti é um artista sereno e brilhante, respeitado pelo refinamento de sua técnica e por sua sofisticação. Sua obra cria um universo de fantasia e metamorfose, cheio de formas organicamente detalhadas.

Abaixo você pode conferir um vídeo disponibilzado pela editora Tara Books. É possível ver um pouco do processo de composição do livro e da técnica de serigrafia utilizada para sua construção.

0 comentários:

Postar um comentário