destaque

destaque
8 de fev de 2013

VAI DORMIR, PORRA



Um livro infantil para adultos. Isso é "Go The Fuck To Sleep" de Adam Mansbach, lançado no Brasil pela editora Sextante com o título "Vai Dormir Porra". O livro é um best seller mundial e narra o desespero de um pai na hora de fazer a filha dormir. É claro, os pais se identificaram com o texto, e nem precisa ser pai para saber a dificuldade que é fazer uma criança ir para a cama. 

O autor utiliza de humor para retratar as suas aventuras ao tentar vencer sua guerra noturna diária. Em forma de versos que terminam sempre com "vai dormir, porra!", após suas tentativas frustradas de fazer a filha entrar no mundo dos sonhos através de pelúcias, coelhinhos fofinhos e ovelhas saltitantes. É aquele exato momento que o cansaço do pai é maior que o do filho.

O gato se aconchega na gatinha / A ovelha no cordeiro, o filhote na cachorra / Você está confortável na caminha / Então, por favor, vai dormir p*##@.

No Brasil, país da moralidade e dos bons costumes a palavra "porra" foi sustituída por "p*##@", como se a gente não ouvisse essa palavra usada como adjetivo e substantivo todos os dias.

O que atrai nesse livro não é tanto a qualidade literária, mas talvez a forma inusitada de como interage com o universo infantil, para mostrar com ironia uma agústia adulta natural e bem familiar. O vídeo abaixo retrata bem as reações que o livro provoca nos leitores, confira:

 

0 comentários:

Postar um comentário