destaque

destaque
28 de mai de 2014

Publicação do MEC: Brinquedos e brincadeiras de creches






Elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), esse documento técnico busca orientar educadores e gestores que atuam na Educação Infantil para a seleção, a organização e o uso de brinquedos, brincadeiras e materiais nas creches.

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (MEC, 2010), o Manual pretende ressaltar o papel do brincar na constituição da infância, entendendo que é por meio da brincadeira que a criança se expressa, interage, investiga e aprende sobre o mundo e as pessoas. Nesse sentido, as propostas pedagógicas devem considerar a criança, centro do planejamento curricular, como sujeito histórico e de direitos, que forma sua identidade pessoal e coletiva nas relações e práticas cotidianas, e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Partindo dessa concepção da infância, o documento propõe as interações e brincadeiras como eixos do trabalho educacional com crianças pequenas. No entanto, a introdução de brinquedos e brincadeiras nas creches depende de algumas condições prévias: aceitação do brincar como um direito das crianças; compreensão da importância do brincar para elas; criação de ambientes educativos planejados que possibilitem brincadeiras e interações de qualidade; desenvolvimento da dimensão brincalhona dos educadores.

O Manual apresenta formas de organizar espaços, tipos de atividades, materiais e conteúdos tendo em vista uma Educação Infantil de qualidade. Embora também contemple as crianças de até 5 anos e 11 meses, o público-alvo dessas orientações são as crianças entre 0 e 3 anos e 11 meses, historicamente excluídas do sistema público de educação. O documento contou com a colaboração da professora Dra. Tizuko Morchida Kishimoto, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), e da arquiteta Dra. Adriana Freyberger, especialista em espaços para crianças.

Clique aqui para acessar a publicação.

Referência:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012.

0 comentários:

Postar um comentário