destaque

destaque
2 de mar de 2015

CAMPANHA VAGÃO DOS LEITORES



Viagem de ônibus, metrô e avião é sinal de hora de leitura para mim. Como passo horas significativas do meu dia me locomovendo pela cidade em transportes coletivos aproveito também para colocar a leitura em dia. Quem é adepto dessa prática sabe que uma das habilidades que precisam ser desenvolvidas é a de ler em pé na maioria das vezes. Por isso e por diversos outros motivos que uma campanha inusitada me chamou atenção, é a #VagaodosLeitores. 

Trata-se de uma intervenção dos estudantes de publicidade Vinicius Dias e Fabiano Gonçalves. Criaram a campanha com o intuito de ganhar um vagão exclusivo para leitores: 

Assim como nós, muitas pessoas só têm tempo de ler nestes trajetos entre a casa e o trabalho ou a escola”, explica Vinicius. “Um vagão só para leitores incentivaria a leitura e não ocuparia os outros assentos preferenciais”.

Sabemos que a viabilidade da proposta é quase utópica e que a possibilidade da existência de uma lei preferencial para leitores é difícil de ser alcançada, mas o que podemos tirar de genial da proposta é o forte apelo de divulgação do livro e da leitura, a mensagem de incentivo à leitura. Os adesivos utilizados na campanha estão sendo anexados nos vagões das linhas Verde, Azul, Vermelha e Amarela de São Paulo pelos próprios idealizadores da ação e por pessoas que entraram no clima e estão baixando a identidade visual da campanha no tumblr #VagaodosLeitores criado pelos estudantes. 



Qual é o objetivo? Incentivar à leitura, é claro. Mas nós queremos mais, queremos unir leitores, iniciar novos.
E quem sabe, conseguir um vagão exclusivo para leitores. Esse adesivo é mais que uma brincadeira,
mais que uma sacada, é um símbolo, uma forma de pessoas que valorizam o conhecimento se identificarem.
Não, não esperamos que o pessoal do metrô sancione essa lei. Esperamos sim, que os leitores do dia a dia se unam, sejam saudosistas, e consigam um vagão voluntariamente, através da união, dos livros.
A reação é gratificante, elas (pessoas que apreciam a literatura) olham para o adesivo colado no metrô, obviamente
o leem e depois, sem perder muito tempo, voltam os olhos para seus livros, mas agora com um sorriso no rosto.
Isso sim é reconhecimento.
Essa é uma maneira simples e talvez polêmica de colocar pra cima uma questão inquestionável:
de que todo mundo deveria ler mais.


A campanha está tendo uma ótima repercussão no instagram através da hashtag #VagaodosLeitores

0 comentários:

Postar um comentário