destaque

destaque
10 de dez de 2015

VÍDEO DE QUINTA: UMA ALTERNATIVA (ESCOLA DA PONTE)



Eu sou um membro da Família Jout Jout e faz um tempo que queria compartilhar com vocês um dos vídeos da super Júlia Tolezano. Em tempos de tanto ódio proferido pela internet e pelas redes sociais Jout Jout consegue ser um diferencial com seu lema "vamos nos amar virtualmente" e seu bom humor e destreza ao falar de todo tipo de tema. Em seu último vídeo Jout Jout narra um pouco sobre uma visita que fez a Portugal onde teve a oportunidade de conhecer a famosa Escola da Ponte e seu método de ensino. Assim como diz o título do vídeo a Escola da Ponte é uma alternativa educacional e que muito tem a colaborar com o sistema de ensino brasileiro que ainda é tão tradicional. 


As crianças que sabem ensinam as crianças que não sabem. Isso não é exceção. É a rotina do dia a dia. A aprendizagem e o ensino são um empreendimento comunitário, uma expressão de solidariedade. Mais que aprender saberes, as crianças estão a aprender valores. A ética perpassa silenciosamente, sem explicações, as relações naquela sala imensa.

Foi assim que o educador Rubem Alves resumiu uma de suas muitas surpresas com a Escola da Ponte, uma instituição pública de Portugal que, desde 1976, compreende que o percurso educativo de cada estudante supõe um conhecimento cada vez mais aprofundado de si próprio e um relacionamento solidário com os outros.

Para saber mais sobre a Escola da Ponte

0 comentários:

Postar um comentário