destaque

destaque
28 de set de 2016

POLÍTICA: VOCÊ CONHECE A PLATAFORMA #MEREPRESENTA ?



Estamos em época de eleições e sabemos o quanto votar com consciência é importante para o futuro de nossas cidades e de nosso país. Mas o que é votar de forma consciente? Como escolher um candidato entre as várias opções que estão postas? Pois existe uma alternativa interessante para auxiliar nossa análise. 


Essa é uma plataforma que merece e precisa ser divulgada por aí pois ainda não está disponível em todas as cidades. É um belo exemplo de tecnologia e internet a favor da informação, dos direitos humanos e da democracia. Conheci a plataforma através do canal da sempre incrível Jout Jout Prazer que explica bem didaticamente a função desse sistema. 

Vale a pena dar uma visualizada.



O #MEREPRESENTA É

Resultado de uma parceria entre as campanhas #VoteLGBT, #AgoraéQueSãoElas, a Rede Feminista de Juristas (#DeFEMde), a Rede Nossas Cidades (Meu Rio, Minha Sampa, Minha Porto Alegre e Meu Recife), a organização não governamental CFEMEA e o grupo LGBT Brasil, a plataforma #MeRepresenta tem como objetivo divulgar aos eleitores as posições de candidatos a vereador sobre pautas relevantes à construção das igualdades de gênero, racial e de orientação sexual.

COMO FUNCIONA

As candidaturas são mostradas para eleitoras e eleitores de acordo com a concordância com relação às pautas de direitos humanos elencadas. Mas não só. O ranqueamento também leva em conta os partidos da coligação de cada candidato ou candidata. Isso porque, para as eleições do Legislativo, os votos não são exclusivos da candidatura, sendo direcionados a toda a coligação. Portanto, os eleitores devem prestar atenção não apenas ao candidato, mas também aos partidos de sua coligação.
É possível que em algumas cidades, especialmente as menores, as coligações formadas tenham todas partidos hostis às pautas de direitos humanos e que, ainda assim, apresentem candidatos favoráveis. Nesse contexto sugerimos que se avalie com muito rigor de caso a caso.

0 comentários:

Postar um comentário