destaque

destaque
31 de out de 2016

ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE TRANSFORMAM HISTÓRIA DO BAIRRO EM QUADRINHOS



Em tempos difíceis, onde projetos como o "Escola sem Partido" e "PEC241" estão em pauta, nada melhor do que debruçar o olhar sobre iniciativas que promovem o aprendizado e a educação libertadora. Esse é o caso de um projeto que está sendo executado na Escola Municipal Anne Frank pelo professor de história Moacir Fagundes em parceria com a professora Luciana de Artes. 

Os alunos realizaram durante esse ano uma pesquisa sobre o bairro onde estudam e moram, o Conjunto Confisco (Belo Horizonte), que nasceu de uma ocupação. A ideia agora é sistematizar esse material, que foi enriquecido inclusive através de entrevista a moradores mais antigos e transformar em uma história em quadrinhos escrita e ilustrada pelos próprios alunos. 

“As disciplinas estudadas na escola não podem ser desvinculadas da vida do estudante, senão acontece um desinteresse por parte dos alunos. Por isso e pelas preocupações com o bairro surgiu esse projeto”, explicou o professor Moacir.

Para colaborar com essa ação surgiu uma terceira parceria importante, que é a designer e ilustradora Rebeca Prado. Além do projeto incentivar questões fundamentais para a formação dos jovens como pesquisa, conhecimento da história local, enraizamento comunitário, dinamização do processo de aprendizagem dentro do ambiente escolar, trás ainda a aproximação da pratica de um profissional que encanta a crianças e jovens, que é a ilustração, os quadrinhos.



O projeto realizado pelo professor Moacir é simples e genial por utilizar de elementos da história oral e fazer com que os alunos percebam de forma contundente a importância de conhecer a própria identidade comunitária e pessoal.

Saiba mais sobre o projeto acessando a página "Quero na Escola!" O Quero na Escola – Especial Professor foi viabilizado com a parceria da Fundação SM e permite que os educadores peçam ajuda e recebam apoio de voluntários. 

0 comentários:

Postar um comentário